O livro “Depois do pôr do sol” é apresentado este sábado, 22 de novembro, no Consolata Museu, em Fátima, às 16h00. O livro é da autoria de Elsa Rodrigues, uma psicóloga clínica, que ao longo das páginas desta obra aborda a doença e a morte da sua mãe, uma antiga funcionária do museu onde o livro é agora apresentado.

“A mãe – Dulcelina – é uma pessoa muito querida pelo Consolata Museu, pois ela dedicou algumas dezenas de anos da sua vida ao Consolata Museu, com extrema dedicação e generosidade. Queremos fazer uma pequena homenagem a uma grande mulher”, referem os responsáveis pelo espaço museológico, em comunicado. Este momento vai ser moderado por Gonçalo Cardoso, antigo diretor do Consolata Museu e colega de trabalho de Dulcelina.

Numa das páginas do livro pode ler-se a seguinte passagem – “Chegou finalmente o dia 12 de maio de 2022, abençoado dia, a esperança e a coragem estavam connosco, seguimos juntas para escutar o que se perspetivava. Ora, a cirurgia estava fora de questão, apostava-se num tratamento mensal, que tinha tudo para correr bem. Acreditem, naquele dia, senti uma esperança real de que tudo poderia correr bem. Para a minha mãe, uma devota de Nossa Senhora do Rosário de Fátima, isto era sem dúvida um excelente sinal, ser chamada a 12 de maio. A crença de facto ajuda a atenuar a ansiedade. O problema é aliviado na esperança, e na confiança de uma entidade superior que pode fazer um milagre. Na realidade, penso que esta secreta esperança por um milagre esteve sempre presente na mente da minha mãe, até ao fim.”