Roma acolhe neste fim de semana, dias 4 e 5 de outubro, o Jubileu que une o mundo missionário e dos migrantes. Marcarão presença representantes de dois organismos da Conferência Episcopal Portuguesa: a Obra Católica Portuguesa de Migrações (OCPM) e a FEC – Fundação Fé e Cooperação.
O encontro jubilar, organizado pelo Dicastério para o Serviço do Desenvolvimento Humano Integral em conjunto com o Dicastério para a Evangelização, é “dedicado especialmente a todos os missionários leigos e religiosos, aos agentes pastorais em missão, aos fidei donum e às várias organizações ligadas ao mundo missionário”, sendo esperada a participação de 10 mil peregrinos oriundos de cerca de 100 países, adianta uma nota do Vaticano.
O programa arranca na manhã de sábado, com a audiência jubilar presidida pelo Papa na Praça de São Pedro, antes da peregrinação com passagem pela Porta Santa da Basílica do Vaticano.
Durante a tarde, irá decorrer o Encontro Missionário Internacional intitulado “A Missio ad gentes hoje: rumo a novos horizontes”, na Universidade Pontifícia Urbaniana, e às 21h00 locais (menos uma em Lisboa), a Praça de São Pedro acolherá a oração do Rosário.
Leão XIV presidirá, no domingo, à Missa na Praça de São Pedro, a partir das 10h30; de tarde, nos Jardins do Castelo Sant’Angelo, decorrerá a Festa dos Povos, uma manifestação artística subordinada ao mote “Migrantes e Missionários de esperança entre os povos”.
Da FEC – que assinala os seus 35 anos de atividade – irá uma comitiva composta por colaboradores provenientes das equipas de Angola, da Guiné-Bissau, de Moçambique e de Portugal, pelo assistente espiritual Frei Mário Rui Marçal, OP e por um membro do Conselho de Administração. Da OCPM irá a presidente Eugénia Quaresma, acompanhada de alguns agentes pastorais de Portugal e outros ao serviço da diáspora.
Paralelamente, o Secretariado Nacional da Mobilidade Humana e a OCPM convidam todos a participar na campanha para o Dia Mundial do Migrante e Refugiado. Promovida pelo Dicastério para o Serviço do Desenvolvimento Humano Integral e intitulada “Migrantes: Missionários de Esperança”, a campanha pretende divulgar testemunhos de migrantes, refugiados, agentes pastorais, bispos, sacerdotes, consagradas e consagrados, leigos, entre outros.
Os que desejarem participar com o seu testemunho poderão enviá-lo para o e-mail communication@humandevelopment.va e o mesmo será, depois, publicado nas redes sociais do Dicastério.
Texto redigido por 7Margens, ao abrigo da parceria com a Fátima Missionária.








