O Programa de Voluntários das Nações Unidas (UNV) no Brasil lançou o livro “50 jeitos brasileiros de mudar o mundo”
O Programa de Voluntários das Nações Unidas (UNV) no Brasil lançou o livro “50 jeitos brasileiros de mudar o mundo” a obra reúne 50 experiências de sucesso desenvolvidas por Organizações Não Governamentais, governos e empresas de todo o país. Mostrar projectos exemplares e que cumpram os objectivos do Milénio é o objectivo deste livro lançado na Baía.
a associação de Desenvolvimento Sustentável e Solidário da Região Sisaleira, apaeb, é uma dessas iniciativas. Trata-se de um projecto voltado para a convivência com o semi-árido, voltado para que as pessoas possam continuar a viver no sertão com dignidade. Também pretende acabar com a ilusão do passado da mudança para os grandes centros urbanos como resolução dos problemas. Em vez disso ajudam as cinco mil famílias a encontrar caminhos para aumentar o seu rendimento, através da venda de produtos, entre outros.
Por seu lado, a associação Vaga Lume desenvolve, há 5 anos, um trabalho com as comunidades rurais da amazónia brasileira. Chegar às comunidades rurais existentes, algumas até com poucas famílias e trabalhar com eles na área da cultura e educação é um dos objectivos, afiança Sílvia Guimarães.
a associação já conseguiu implementar bibliotecas comunitárias em cem comunidades rurais da amazónia. Mais de mil pessoas já foram capacitadas como mediadoras de leitura para actuar nessas comunidades, em 9 estados brasileiros. a perpetuação das histórias orais agora em livros é uma das outras vertentes deste projecto.
a obra nasceu como estímulo para outras iniciativas, tanto no Brasil como noutros países, refere o coordenador do UNV no Brasil, Dirk Hegmanns.
Este país tem boas possibilidades de alcançar a maioria das metas do Milénio. Mas, isso também depende se há um trabalho conjunto de comunidades, empresas privadas, universidades, não apenas para fazer um trabalho de consciencialização, mas também, para investir no desenvolvimento.