Eleito ao segundo dia dos trabalhos. O frei Ví­tor Melí­cias foi eleito provincial dos franciscanos em Portugal, durante os trabalhos do 36º Capítulo que decorrem até 14 de abril, em Braga
Eleito ao segundo dia dos trabalhos. O frei Ví­tor Melí­cias foi eleito provincial dos franciscanos em Portugal, durante os trabalhos do 36º Capítulo que decorrem até 14 de abril, em BragaCom ele foi eleita uma nova equipa bastante jovem e dinâmica e definidas as linhas de orientação para mobilizar os frades franciscanos portugueses no próximo triénio . Os franciscanos querem estar atentos ao aumento da pobreza, à necessidade de um desenvolvimento sustentado e integrado, à exigência da defesa do ambiente e da natureza perante as agressões das alterações climatéricas .
Procuraremos que toda a programação que sai do Capítulo se estabeleça em sintonia com os chamados valores da Europa. Hoje, os povos da Europa unem-se em projectos de futuro, onde a dignidade da pessoa humana deve ser assumida como valor básico , adiantou à agência Ecclesia.
800 anos depois dos primeiros passos dados por Francisco e seus companheiros, a Ordem tem como motivação, a refundação pelos valores das origens, encontrando a melhor maneira desses valores serem aqueles que pautam a nossa caminhada , refere o franciscano.
Vítor Melícias tem 68 anos, é natural de ameal, Torres Vedras. Professou na Ordem dos Frades Menores a 4 de agosto de 1959 e foi ordenado sacerdote a 29 de Julho de 1952. Exerce funções dirigentes em várias academias e instituições nacionais e estrangeiras de cultura e economia social. É Vice-Presidente do Conselho Económico e Social e Presidente da União Europeia das Misericórdias.