Francisco Guterres e José Ramos-Horta deverão disputar a segunda volta das eleições presidenciais em Timor Leste
Francisco Guterres e José Ramos-Horta deverão disputar a segunda volta das eleições presidenciais em Timor LesteÀ primeira volta e com cerca de 70 por cento dos votos contados, o candidato mais votado é Francisco Guterres Lu-Olo, apoiado pela Frente Revolucionária do Timor-Leste Independente (FRETILIN).
Segue-se está o Nobel da Paz, José Ramos-Horta, apoiado por dissidentes da FRETILIN e várias forças políticas, nomeadamente o Congresso Nacional da Resistência Timorense (CNRT) e a União Nacional Democrática da Resistência Timorense (UNDERTIM).
ao que tudo indica 200 mil eleitores, de mais de 522. 000 eleitores recenseados, optaram por não votar, verificando-se assim uma elevada taxa de abstenção.
O processo eleitoral não tem sido pacífico. Cinco candidatos às presidenciais timorenses exigiram o congelamento imediato da contagem dos votos, denunciando um clima de intimidação e terror durante a votação.
Ochefe da missão, Javier Pomes Ruiz, disse à Reuters que a opinião dos observadores é a de que o nível de violência e intimidação não foi suficiente para mudar o carácter essencialmente pacífico e ordeiro do processo , que registou uma forte afluência. a segunda volta está marcada para 9 de Maio.
Marcadas estão já outras eleições, as legislativas. O ainda presidente da República de Timor-Leste, Xanana Gusmão, convocou-as para 30 de Junho. Neste acto eleitoral, deverá participar enquanto dirigente do recém-criado partido Congresso Nacional da Reconstrução Timorense (CNRT).