O Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU) considera que a realização de eleições, a 9 de abril, constituem mais um “significativo marco histórico” no processo democrático em Timor
O Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU) considera que a realização de eleições, a 9 de abril, constituem mais um “significativo marco histórico” no processo democrático em TimorOs 15 membros deste órgão apelaram a todos os candidatos para que garantam a segurança e que se abstenham de actos de violência. Todos devem garantir também que as eleições decorram de forma livre, justa e pacífica, afirmou o presidente em exercício do Conselho, o embaixador britânico Emyr Jones Parry.
Na antecipação do dia da votação, registaram-se já vários focos de tensão, um pouco por todo o país. a 5 de abril, último dia de campanha eleitoral, um incidente, antes de um comício, fez 33 feridos, entre eles um bebé, em Díli. Situações como esta têm aumentado o receio que o acto eleitoral possa provocar uma nova onda de violência, semelhante à que se verificou aquando da independência formal em 2002, após duas décadas e meia de ocupação indonésia.
Os membros dos Conselho de Segurança sublinham a necessidade de a comunidade internacional continuar a apoiar de Timor-Leste, frisou Parry em nome dos 15. ao mesmo tempo, este responsável saúda também o envio de observadores internacionais para supervisionar a votação. a 3 de abril, reforçaram o contigente português mais 77 efectivos da Guarda Nacional Republicana. O pelotão conta, agora, 220 militares.
São oito os candidatos à sucessão de Xanana Gusmão, o primeiro e único presidente que Timor-Leste teve desde que ascendeu à independência. Este já manifestou publicamente o seu apoio a Ramos-Horta enquanto Mário alkatiri, ex-primeiro ministro afirma que a Fretilin é um tsunami que pode liderar . Outro dos candidatos que já recebeu apoio foi o líder do Partido Democrático. O porta-voz da Comissão Nacional de Eleições, padre Martinho Gusmão, quebrou o seu dever de imparcialidade para revelar que tenciona votar em Lassama araújo.