aumentar a consciência de toda a sociedade para o risco das minas, dos objectos não detonados é um dos objectivos deste “Dia Internacional de Sensibilização e assistência na acção contra as Minas”
aumentar a consciência de toda a sociedade para o risco das minas, dos objectos não detonados é um dos objectivos deste “Dia Internacional de Sensibilização e assistência na acção contra as Minas”Cinco anos de uma vivência em paz sólida, angola comemora, pela segunda vez esta data. Os festejos servem ainda para assinalar os progressos que este país de África tem feito para a erradicação das minas. Haverá várias actividades nas províncias de Luanda, Malanje, Huíla, Moxico e Uíje.
Na capital do país, simbolicamente, serão entregues cadeiras de rodas e uma viatura para as vítimas. Mas o programa não fica por aqui. No Lubango realiza-se uma jornada de Solidariedade, com um fórum sobre Os direitos humanos e o seu impacto na vida das pessoas portadoras de deficiência, para além de corridas de motociclos. No Moxico, far-se-ão visitas a pessoas em reabilitação, entre outras actividades.
No mundo inteiro, as minas e UXOS (objectos explosivos não detonados) continuam a matar ou ferir cerca de 15 000 pessoas por ano. a maior parte das vítimas são civis que accionam estes objectos durante anos e, até décadas, depois do fim dos conflitos.