O jovem Pier Giorgio Frassati (1901-1925) e o adolescente Carlo Acutis (1991-2006) são canonizados este domingo, dia 7 de setembro, na Praça de São Pedro, no Vaticano. A presidir à celebração vai estar o Papa Leão XIV. Esta será a primeira canonização do pontificado do atual Papa.
O beato Pier Giorgio Frassati nasceu em Turim, Itália, a 6 de abril de 1901, no seio de uma família da alta burguesia. Era um fiel leigo da Ordem Terceira de São Domingos. Aos 17 anos de idade, decidiu ingressar na Conferência de São Vicente de Paulo. Desde então, dedicou a maior parte do seu tempo livre aos doentes e necessitados. Faleceu devido a uma poliomielite, a 4 de julho de 1925, com apenas 24 anos. O seu funeral ficou marcado pela presença de um grande número de pessoas, muitas delas desfavorecidas.
Acutis: o primeiro santo “millenial”
Carlo Acutis nasceu a 3 de maio de 1991, em Londres, local onde trabalhavam os seus pais – Andrea Acutis e Antonia Salzano – originários de Milão, cidade para onde voltaram poucos meses após o nascimento do filho. Acutis viveu a maior parte da sua vida entre Milão e Assis. Nasceu numa família de formação cristã, mas os seus pais não eram praticantes. No entanto, demonstrou desde cedo um forte compromisso com a fé católica, participava ativamente nas celebrações e atividades da sua paróquia, fazia voluntariado, e contribuiu para a conversão de diversas pessoas à fé católica, incluindo os seus pais, e colegas de escola. Acutis tocava saxofone, jogava futebol, jogos digitais, e fazia breves filmes humorísticos com os seus cães. Devido a uma leucemia fulminante, morreu com apenas 15 anos, em Itália, a 12 de outubro de 2006. O seu funeral contou com a presença de pessoas sem-abrigo, a quem levava refeições e sacos-cama.
Talento digital
Acutis era um profundo devoto do Santíssimo Sacramento, e aos 11 anos iniciou uma intensa pesquisa, que se prolongou ao longo de cerca de quatro anos, e que deu origem a um website, onde é possível consultar mais de 160 milagres eucarísticos reconhecidos pela Igreja Católica. A criação de um website em tão tenra idade foi possível graças aos seus distintos conhecimentos informáticos, motivo pelo qual é conhecido como o “padroeiro da internet”.
Num dos livros que lhe é dedicado, intitulado – “Não eu, mas Deus – Biografia espiritual de Carlo Acutis”, da autoria de Ricardo Figueiredo, lê-se – “Desde muito cedo Carlo interessou-se por informática. Os meios financeiros dos pais permitiram que tivesse esse tipo de equipamentos desde jovem. Aplicou-se no uso minucioso e aprofundamento dos sistemas e programas. Interessava-se, pedindo aos pais que lhe comprassem livros de programação e sobre o uso aprofundado de vários programas.”
O adolescente idealizou também a exposição “Milagres Eucarísticos no mundo”, que é constituída por “136 milagres eucarísticos em 166 painéis”. A mostra já passou por diferentes partes do mundo, incluindo Portugal. “Carlo terminou de a montar pouco tempo antes da sua morte e foi inaugurada pela primeira vez em 4 de outubro de 2006. Carlo não esteve presente por já ter sido acometido pela doença e estar muito debilitado”, explica o jovem sacerdote Ricardo Figueiredo, no livro “Não eu, mas Deus”.
Rumo à santidade
A devoção de Carlo Acutis e os atos de caridade que praticava eram evidentes para todos os que o conheciam, motivo pelo qual, após a sua morte, foi desde logo apresentado como um modelo de santidade. Acutis foi declarado ‘Servo de Deus’ em 2013, e em 2018 ‘Venerável’. Em 2020, após o reconhecimento de um milagre atribuído à sua intercessão, que envolveu a cura inexplicável de uma criança brasileira de uma doença congénita que afetava o pâncreas, foi beatificado em Assis. A 7 de setembro é canonizado, depois de ter sido reconhecido um segundo milagre atribuído à sua intercessão, relacionado com a recuperação inexplicável de uma jovem da Costa Rica, que estava internada com poucas possibilidades de sobrevivência depois de um acidente de bicicleta. Acutis está prestes a tornar-se no primeiro santo “millenial”, isto é, alguém nascido, aproximadamente, entre 1981 e 1996.








