De que falamos quando falamos de religião? Como a encaram o mundo do desporto, da televisão e da publicidade?
De que falamos quando falamos de religião? Como a encaram o mundo do desporto, da televisão e da publicidade? Religião: marca de sucesso? é o tema que vai nortear as Jornadas Teológicas da Faculdade de Teologia da Universidade Católica Portuguesa – Centro Regional de Braga. Durante três dias, de 27 a 29 de Março, a provocação vai ser lançada a cada um dos oradores.
Como encaram os mundos do desporto, da televisão e da publicidade a esfera religiosa? Captar as causas e consequências deste fenómeno, para muitos surpreendente, imprevisto e até aparentemente paradoxal, porque enraizado em terreno laico, é o propósito das jornadas organizadas pela associação de estudantes e a revista Cenáculo , dos alunos da Faculdade de Teologia de Braga. as sessões iniciam-se às 21. 30 horas.
Os trabalhos iniciam-se a 27, com a conferência de José Luís Garcia, investigador do Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa, sobre as multiformes ligações, O universo do marketing e da publicidade estará em análise a 28, servindo os trabalhos para entender porque é que a mensagem religiosa transmitida em formato tradicional muitas vezes não alcança realmente o destinatário, quando o humor é, nesse campo, terrivelmente eficaz.
No último dia dos trabalhos as tenções centram-se sobre as televisões. O tema da religião nas reportagens e a própria formação religiosa dos jornalistas será debatida num painel que contará com Manuel Vilas-Boas, jornalista da TSF, Joaquim Franco, da SIC e com moderação de João aguiar, director da Rádio Renascença.