a Comissão das Nações Unidas para a eliminação da discriminação racial manifesta-se inquieta pelo racismo existente na Índia bem como, com o sistema de castas profundamente “enraizado” na sociedade
a Comissão das Nações Unidas para a eliminação da discriminação racial manifesta-se inquieta pelo racismo existente na Índia bem como, com o sistema de castas profundamente “enraizado” na sociedadeO organismo anti-racismo da Organização das Nações Unidas (ONU) apela ao governo indiano para agir, acabando com a violência de que são vítimas as castas mais baixas e, nomeadamente, as violações e os raptos.
apesar de estarem abolidas na Constituição, o facto é que a segregação persiste, adianta o estudo daquela comissão da ONU apontando o dedo a fracassos da polícia para proteger os Dalits – casta mais baixa da escala social – da violência.
a comissão de inquérito pressiona Nova Deli a fazer respeitar os direitos cívicos dos cerca de 165 milhões de Dalits e fornecer uma real protecção. Manifesta-se ainda preocupada com a subida alarmante do número de violências sexuais cometidas contra mulheres desta casta principalmente exercidas por homens de castas dominantes, e em particular violações.
Os outrora chamados Intocáveis ocupam os empregos menos valorizados e são os mais desfavorecidos em termos de salários, de alfabetização e de posse de terras.