a folia começou! Finalmente chegou um dos tempos mais desejados e mais celebrados pelos brasileiros: Carnaval
a folia começou! Finalmente chegou um dos tempos mais desejados e mais celebrados pelos brasileiros: CarnavalConsiderado a maior festa de rua do mundo, o Carnaval está a agitar o Brasil. O Rio de Janeiro é a capa de cartaz. Os belíssimos e luxuosos desfiles na Marquês de Sapucaí não deixam ninguém indiferente. É o Carnaval mais famoso a nível internacional. Segue-se o Carnaval de São Paulo, onde no Sambódromo local, acontece um desfile também nada menos luxuoso.
Porém, nos últimos anos o Carnaval do Nordeste tem ganho cada vez mais adeptos e é em Salvador que acontece a verdadeira folia. Quase uma semana de loucura, desde quinta-feira até quarta-feira de cinzas, serão mais de dois milhões de foliões, 430 horas de música e 25 quilómetros de ruas percorridas.
Mas Carnaval não é só folia. Por detrás desta gigantesca máquina, está todo um esquema económico fundamental para as economias locais. Em 2006, o Carnaval de Salvador movimentou cerca de 100 milhões de euros, assim sendo, não é de admirar que tanto seja investido para que o evento cresça cada vez mais.
Não podemos, no entanto, esquecer as alternativas ao Carnaval folia. Este ano se multiplicaram eventos alternativos, como o Carnaval na natureza ou o Carnaval de Jesus, proposto, este último, pela Renovação Carismática Católica, que tem vindo a atrair também muitos foliões.