a equipa nacional que representa os animadores dos Institutos Missionários ad Gentes (aNIMaG) aposta no fortalecimento da animação Missionária conjunta e na preparação do Congresso Missionário de 2008
a equipa nacional que representa os animadores dos Institutos Missionários ad Gentes (aNIMaG) aposta no fortalecimento da animação Missionária conjunta e na preparação do Congresso Missionário de 2008Na ordem dos trabalhos deste encontro do aNIMaG, que aconteceu ontem, quinta-feira, em Fátima, na casa dos Missionários da Consolata, constava uma avaliação das Semanas Missionárias conjuntas recentemente realizadas e a organização das que estão programadas. assim como a Semana Santa prevista para o alentejo /algarve.
ainda que haja arestas a limar, as actividades missionárias realizadas têm testemunhado o valor do trabalho conjunto entre os institutos que partilham o mesmo ideal missionário. O balanço foi considerado positivo.
O director das Obras Missionárias Pontifícias, padre Manuel Durães Barbosa, falou-nos de como vai a preparação do congresso Missionário Nacional a realizar em 2008. Chamou uma vez mais a atenção para a importância do evento e do empenhamento de todos. Um congresso que pretende mobilizar toda a Igreja em Portugal, disse. Se o trabalho do congresso causar algum impacto a nível nacional, isso já é alguma coisa, concluiu.
a propósito, informou ainda que, no início da próxima semana, haverá uma reunião da Comissão episcopal de Missões para abordar o tema. Pretende-se que até Julho deste ano esteja tudo preparado.
Está definido também que as jornadas Missionárias e o guião e actividades do Outubro Missionário deste ano sejam preparados no sentido de passar a mensagem do congresso.
O presidente do aNIMaG, padre Pimenta, que coordenou os trabalhos, fez questão de registrar a participação, por primeira vez, de dois novos representantes na equipa: o padre antónio augusto, pelos Dehonianos, e a irmã Mariana, das Irmãs de São José de Cluny.