Mais de um milhar de pessoas, uma centena de intervenientes deverão participar no terceiro Congresso Mundial contra a pena de morte que começa a 1 de Fevereiro
Mais de um milhar de pessoas, uma centena de intervenientes deverão participar no terceiro Congresso Mundial contra a pena de morte que começa a 1 de FevereiroO objectivo é a abolição da pena capital no mundo adianta a associação organizadora da iniciativa Ensemble contre la peine de mort (ECPM).
Os recentes casos da execução de Saddam Hussein, a condenação à morte na Líbia de cinco enfermeiras búlgaras e de um médico palestiniano bem como o debate sobre a injecção letal nos Estados Unidos são dados pela ECPM para considerar que a pena capital é um tema mais do que nunca actual.
a ambição deste encontro de 2007 é clara: Porque é que o 100º Estado abolicionista da história não pode ser um país árabe e ao mesmo tempo o primeiro da África do Norte e do Médio Oriente? Marrocos pode ser esse país, questiona a associação.
Os Jogos Olímpicos de Pequim em 2008, servem ainda para promover um segundo grande debate sobre as estratégias a desenvolver para encaminhar a China para a abolição que será assinalado por um apelo solene a uma trégua nas execuções, lançado nomeadamente por desportistas defende a ECPM.
antigos condenados à morte considerados inocentes, um representante das autoridades religiosas do Egipto e Bianca Jagger, ex-mulher do vocalista dos Rolling Stones e militante dos direitos humanos, estão entre os participantes do Congresso.
Os números ditam que em 2005, 2 148 pessoas foram executadas em 22 países sendo que 94 por cento das mortes foram registadas na China, Irão, arábia Saudita e Estados Unidos.