é preciso saber comunicar-se para que haja boa comunicação na família. O padre Vasco Pinto de Magalhães deu dicas de ajuda aos participantes das jornadas de pastoral familiar.
é preciso saber comunicar-se para que haja boa comunicação na família. O padre Vasco Pinto de Magalhães deu dicas de ajuda aos participantes das jornadas de pastoral familiar. Vasco Pinto de Magalhães deu dicas, aos participantes das Jornadas de pastoral familiar, para melhorar a comunicação em família, seja ela entre casal, com os filhos e até mesmo com os outros.
O feedback construtivo é o segredo da comunicação, apontou na conferência da noite. E deve ser o eco que a atitude dele teve em mim, exemplicou, sendo sempre dito na primeira pessoa: o eu. Não se gritos, mas de conversa, não para convencer o outro mas, para procurar juntos uma terceira coisa, o equilíbrio.
Uma outra pista é educar as pessoas para o exercício saudável da solidão. Às vezes não sabemos estar connosco próprios, frisou o sacerdote. Nos dias de hoje, as sms, o messenger e outras tecnologias fazem com que os miúdos estejam sempre fora e não se encontram consigo (próprios). Encontram-se com uma fantasia que faço do outro, referiu.
Para isso é preciso comunicar. E comunicar não é informar é comunicar-se, salientou. É importante para ser bom comunicador, saber comunicar consigo mesmo e nisso ajuda a experiência da oração. Porque se não dialogo bem comigo, não o faço bem com o outro. E na experiência da comunicação é preciso saber calar.