O cardeal Saraiva Martins, prefeito para a Congregação da Causa dos Santos preside à cerimónia de beatificação de Margarita Marí­a López de Maturana que se realiza amanhã, 22 de Outubro.
O cardeal Saraiva Martins, prefeito para a Congregação da Causa dos Santos preside à cerimónia de beatificação de Margarita Marí­a López de Maturana que se realiza amanhã, 22 de Outubro. Trata-se da primeira cerimónia de beatificação em Espanha – será na catedral de Bilbau – e uma das raras sem a presença do Papa, isto depois da decisão de Bento XVI para que as beatificações ocorram nas igrejas locais.
a beatificada é fundadora do Instituto das Mercedárias Missionárias de Berriz. Nasceu em 1884 na zona velha da cidade basca de Bilbau, em 1903 entrou num convento de clausura em Berriz, pertencente à Ordem das Mercedárias, mudando o nome para Margarida María, tendo pronunciado os seus votos um ano depois.
a vocação missionária da religiosa tem origem numa visita que efectuou à China e à Índia em 1919, uma viagem que a estimulou a fazer viagens a vários outros países em missões missionárias.
a sua vida ficou marcada por persistentes dificuldades, incluindo a perseguição em vários países e a detenção, na China.
Em 1930 conseguiu transformar o convento de Berriz num instituto missionário, reconhecido pela Igreja. Morreu a 23 de Julho de 1934 depois de doença prolongada.