Foto: Campanha solidária "Juntos por Cabo Delgado"

A campanha solidária “Juntos por Cabo Delgado” reuniu “a quantia de 54.924, 50 euros”, indicam os serviços de comunicação da arquidiocese de Braga. A verba angariada tem “como objetivo apoiar cerca de meio milhão de pessoas deslocadas”, que “fugiram das suas aldeias atacadas”.

A ação de angariação de fundos decorreu entre os passados meses de setembro e dezembro, sendo que “desde o início da campanha que o número de deslocados internos na província duplicou”. Assim, a campanha solidária “Juntos por Cabo Delgado” vai continuar a decorrer “enquanto houver pessoas generosas para contribuir, a rezar e a ligarem-se a esta causa, para que ela não seja esquecida”, explica o Centro Missionário Arquidiocesano de Braga (CMAB).

Aqueles que fogem dos confrontos no norte de Moçambique “chegam a Pemba e a outros locais sem o essencial para viverem e estão a ser apoiados pela diocese de Pemba e pela Cáritas Diocesana de Pemba”, explicam os promotores da ação de angariação de fundos.

A campanha em Portugal decorre em parceria com a diocese de Pemba. O CMAB conta com um conjunto de organizações parceiras, como a Cáritas Portuguesa, Fashion Education One Work, Infância Missionária de Balasar, Leigos Boa Nova, Missionários Combonianos, Missionários do Espírito Santo, O melhor de nós, Rosto Solidário e Sociedade Missionária da Boa Nova, entre outras. Todas estas instituições vão manter-se unidas por esta causa, estando prevista uma ação de recolha de bens.