Começa já nesta segunda-feira, dia 1 de Maio, a longa peregrinação que a Fátima Missionária online se propõe acompanhar e que intitulámos “Do alentejo a Fátima”.
Começa já nesta segunda-feira, dia 1 de Maio, a longa peregrinação que a Fátima Missionária online se propõe acompanhar e que intitulámos “Do alentejo a Fátima”. Victor Leal, 38 anos, é motorista na Santa Casa da Misericórdia de Reguengos. antónio Luís albino, 45, é electricista na Câmara de Portel. Bia, 38, empregada domestica. José Niza, 44, é empresário (casa de curtimento de peles) e é ministro da palavra e da comunhão. O que une estas quatro pessoas é a responsabilidade de organizarem, mobilizarem e acompanharem os 68 peregrinos que este ano se inscreveram para a caminhada “Do alentejo a Fátima”. Muitos outros os acompanham por etapas do caminho.
“Maria, leva-nos a Jesus a Caminho de Fátima”, que serve como título desta noticia é o lema que eles escolheram para os orientar neste ano. .
Preparativos
O ritual repete-se a cada ano. é preciso que esteja tudo pronto para a partida. Nada fica ao acaso. Não vá o diabo tecê-las. Em Dezembro os membros da equipa reuniram-se por primeira vez, ligaram os motores e põem a máquina a funcionar. a 24 de fevereiro em Reguengos e a 1 de março em Portel começaram as reuniões de preparação. Para se conhecerem, uma reunião a cada mês. Neste domingo, 30 de abril, em Portel, o padre fez a apresentação do grupo à comunidade. Normalmente todos são conhecidos pelos respectivos párocos. O objectivo é que não sejam simples aventureiros, mas pessoas ligadas às comunidades paroquiais onde moram.
“Nos últimos anos notamos que tem havido cada vez mais gente a querer vir, sobretudo jovens. “, afirma Victor Leal, eufórico. Mas “as coisas vão acontecendo quase que por acaso”, acrescenta. ainda que quando tudo começou não se sentissem de assumir a responsabilidade, Victor, faz um acto de fé ao afirmar que ” encontraram forças onde não esperavam”.
Se em 2004 eram 43, em 2005 já eram 63. até fevereiro deste ano tinham 85 inscritos. “Mas há sempre desistências”, diz o Ví­ctor, sem esboçar sequer um ar de inquietação, “pois também não convém trazer grupos grandes”, remata. “é importante criarem Espírito de grupo, de família, de peregrinos”, conclui Luís albino, seu colega na organização e companheiro de outras caminhadas.
Motivações
a fé é a principal das motivações, mas há também promessas a cumprir, “isso é inevitável”, diz o Victor, “ainda que”, acrescenta, “fazemos questão de frisar que damos mais importância a quem vem com o objectivo de fazer a experiência do peregrino que vai ao encontro da Mãe”. “Muitas pessoas que participaram em anos anteriores querem continuar”, confirma o Luís. “Há pessoas que já vão há 4 ou 5 anos seguidos”, finaliza.
amanhã, dia 1, os peregrinos das aldeias das freguesias de Mourão e Reguengos juntam-se nesta última para onde está marcada a concentração e às 6h30 partem todos rumo a évora, a 46 km de distância, sem antes se juntarem os da freguesia de Portel, uns 20 km depois de iniciada a caminhada.