Trabalhadores cristãos afirmam que numa altura que é de pandemia, os empregadores têm responsabilidades «acrescidas», e que «não se pode abandonar o barco»
Em época de pandemia devido à propagação da Covid-19, os membros da Liga Operária Católica/Movimento de Trabalhadores Cristãos (LOC/MTC) demonstram a sua preocupação para com «todos os trabalhadores, espalhados pelos quatro cantos do mundo», com a consciência de que «muitos deles não terão acesso aos mínimos cuidados e serviços de saúde».
Os trabalhadores cristãos esperam que se coloque um «freio à expansão do vírus» com a maior brevidade possível, que se recuperem as pessoas infetadas e que se possa «fazer tudo para evitar despedimentos e garantir os salários a quem se vê afetado por esta crise». Para os membros deste movimento, «é preciso», desde já, «apontar medidas e caminhos para que depois desta crise se tomem iniciativas para evitar a destruição de emprego e de empresas».
Os trabalhadores cristãos afirmam, em comunicado, que «há muito receio entre os trabalhadores», uma vez que as «empresas fecham e muitas delas não tratam das burocracias necessárias, para assegurar que os trabalhadores recebam os seus salários ou subsídios correspondentes, no final do mês».
Simultaneamente, os elementos da LOC/MTC alertam para o facto de ainda existir «muita gente de risco a trabalhar», que «todos os dias volta dos seus empregos com receio de trazer o vírus para casa e isto tem de ser resolvido». Os membros deste movimento salientam que em tempos de pandemia as responsabilidades dos empregadores «são acrescidas e não se pode abandonar o barco».
Na mesma mensagem dedicada ao atual período de contenção da Covid-19, os trabalhadores cristãos lembram que os sindicatos assumem nesta altura uma dimensão ainda mais importante, uma vez que se dispõem para «tranquilizar, escutar, informar, assessorar, acalmar as angústias dos trabalhadores, defender os seus direitos».
Os elementos da Liga Operária Católica/Movimento de Trabalhadores Cristãos afirmam esperar que este seja um «tempo de preparação para nos comprometermos em estar do lado da solidariedade com os trabalhadores que tanto vão precisar nos próximos tempos».
Os elementos da LOC/MTC encerram a sua mensagem, intitulada «Covid-19 – Solidariedade, o desafio do mundo do trabalho», demonstrando a sua solidariedade e expressando a sua gratidão para com os profissionais de saúde, repositores e operadores de caixa, que, «na maior parte dos casos, apenas» ganham o salário mínimo, mas que agora se revelam «fundamentais para que o essencial funcione e para que este tempo não nos seja tão penoso».
