a primeira igreja ortodoxa russa em Roma vai ser consagrada a 19 de abril, o metropolitano Kirill de Smolensk vai presidir à cerimónia.
a primeira igreja ortodoxa russa em Roma vai ser consagrada a 19 de abril, o metropolitano Kirill de Smolensk vai presidir à cerimónia. a abertura da igreja, perto da embaixada da Rússia, vai ter lugar cinco anos depois do início da construção. Vai ser um evento sem precedentes para a pequena comunidade ortodoxa russa de Roma. a importância da consagração vai ser sublinhada pela presença do metropolitano Kerill: o segundo prelado mais importante do patriarcado de Moscovo, encarregado dos assuntos ecuménicos na Igreja Ortodoxa Russa.
O desejo da comunidade ortodoxa russa de ter uma igreja em Roma já vem do século XIX. Porém, foi difícil conseguir autorização para construir. Ironicamente, a construção foi feita no período em que os líderes da Igreja Ortodoxa Russa criticavam as actividades da Igreja Católica no território russo, tradicionalmente ortodoxo.
Depois da consagração, a liturgia vai ser celebrada na nova igreja pela primeira vez a 23 de abril, dia de Páscoa no calendário ortodoxo.