Representação de Nossa Senhora vai percorrer todo o país, ao longo de um ano e meio, passando por espaços tão diversos como escolas, prisões e hospitais
Representação de Nossa Senhora vai percorrer todo o país, ao longo de um ano e meio, passando por espaços tão diversos como escolas, prisões e hospitais a imagem peregrina número seis de Nossa Senhora de Fátima inicia no próximo sábado, 25 de janeiro, na Catedral Metropolitana de Manágua, em Nicarágua, uma peregrinação por todo aquele país da américa Central, que se vai prolongar até julho de 2021, passando por 360 paróquias das nove dioceses daquele Estado. Segundo o templo mariano da Cova da Iria, esta será a primeira vez que uma imagem de Fátima vai estar naquele país.
a representação de Nossa Senhora do Rosário de Fátima foi entregue por Joaquim Ganhão, sacerdote e diretor do Departamento de Liturgia do Santuário de Fátima, aos elementos do comité organizador da MissiónFátima-Nicarágua, constituído por sacerdotes e leigos, da diocese de Jinotega, no norte do país.
a entrega da imagem aconteceu esta terça-feira, 22 de janeiro. Na ocasião o capelão do Santuário de Fátima desejou que esta jornada abra os corações das pessoas e que seja uma oportunidade para que a população de Nicarágua siga o exemplo dos três pastorinhos e que, tal como eles, se entregue a Deus sem medo.
Desejamos que a nossa Mãe do Céu traga a paz, a fé e a alegria do Evangelho a todos os lugares da Nicarágua. Que Maria inspire a todos, desde sacerdotes a leigos, àsfamílias, às crianças, aos idosos e doentes e lhes dê a sua bênção maternal, disse o sacerdote, citado pelos serviços de comunicação do Santuário de Fátima.
Segundo Norlan Herrera Blandón, responsável pela Misión Fátima Nicarágua, esta iniciativa trata-se de uma peregrinação nacional, que conta com o apoio da Conferência Episcopal da Nicarágua e do próprio Vaticano pois o Papa concedeu um ano de indulgências plenárias para esta celebração.
Norlan Blandón refere que esta iniciativa assume especial importância numa altura em que o país se depara com uma situação social e política muito difícil. a Nicarágua vai rezar muito à virgem pela paz no mundo. aliás já estamos a desenvolver catequeses marianas inseridas na preparação desta peregrinação, revelou o responsável.
Sob o mote Maria reina na nossa pátria, rainha da paz, a imagem de Nossa Senhora de Fátima passará por prisões, hospitais, lares de idosos, colégios, conventos, escolas e casas religiosas. Estão também previstas procissões de velas, segundo Norlan Blandón, da diocese de Jinotega. Na Nicarágua o povo confia muito na Virgem e julgo que a Virgem vai levar o consolo que tanta gente espera e necessita. Em Jinotega sabemos bem o que é a guerra e o que foram as suas consequências, refere o responsável.