Evento conta com momentos de oração, reflexão, convívio e partilha, reunindo jovens de toda a Europa, incluindo 150 portugueses. Os participantes serão acolhidos por famílias polacas
Evento conta com momentos de oração, reflexão, convívio e partilha, reunindo jovens de toda a Europa, incluindo 150 portugueses. Os participantes serão acolhidos por famílias polacas a comunidade ecuménica de Taizé, instalada em França, dinamiza o seu encontro europeu de final de ano na cidade polaca de Wroclaw, entre este sábado, 28 de dezembro, e a próxima quarta-feira, dia 1 de janeiro. Os jovens participantes no encontro poderão fazer a experiência da grande hospitalidade polaca. Esperamos que essa experiência ajude cada um a não se instalar no comodismo mas a pôr-se a caminho, ao encontro de Deus e dos outros, disse o irmão David, monge português de Taizé, em declarações à agência Ecclesia.
Segundo o religioso português, o irmão alois, prior da comunidade ecuménica, vai desafiar os participantes a estarem sempre a caminho, mas nunca desenraizados. Sempre a caminho, prontos para novos começos, inteiramente presentes para os que estão à nossa volta, em conjunto com os exilados, ligados a toda a Criação, sempre ancorados interiormente, explicou o português.
Esta iniciativa anual, que já passou pela capital portuguesa, é parte da Peregrinação de confiança através da terra, promovida por Taizé há quatro décadas, com momentos de oração e reflexão em assuntos como o diálogo entre povos, a paz, a fé e o compromisso social.
Esperamos cerca de 150 participantes portugueses, disse o irmão David, destacando que o encontro com o outro enriquece e, muitas vezes, ajuda os jovens a conhecerem-se melhor. Dos vários momentos do programa, destaca-se uma vigília de oração pela paz no mundo e uma Festa dos povos nas paróquias de acolhimento. a iniciativa é possível graças ao trabalho voluntário de cerca de 1100 pessoas.