Representação do nascimento de Cristo é feita com recurso à natureza, de modo especial à cortiça, que assume uma «carga sentimental» para a população do sul de Portugal envolvida no projeto
Representação do nascimento de Cristo é feita com recurso à natureza, de modo especial à cortiça, que assume uma «carga sentimental» para a população do sul de Portugal envolvida no projetoaté ao próximo dia 6 de janeiro, é possível conhecer o Presépio em cortiça da Cortelha, que se encontra patente ao público no largo da associação dos amigos da Cortelha, na Serra do Caldeirão, concelho de Loulé. O presépio agora finalizado é o resultado de um trabalho de várias semanas, levado a cabo pela população desta aldeia da freguesia de Salir.

a construção foi feita com recurso a cortiça, cana, musgo e pedras de ribeira, e retrata o trajeto feito pelos reis magos, até à gruta onde é representado o nascimento de Cristo, sem deixar de parte a envolvência do meio rural. São várias as figuras em tamanho real, como os reis magos e seus camelos, um burro e uma vaca.

Para a construção do “Presépio da Cortelha”, a população utilizou materiais oriundos da Serra do Caldeirão, sendo a cortiça o elemento fundamental, com a consequente carga sentimental a ela inerente. Sendo esta a principal fonte de rendimento dos habitantes da aldeia, a cortiça desempenha neste presépio algo muito mais importante do que simples matéria-prima: transporta a alma das gentes da Cortelha, explica a associação dos amigos da Cortelha, em comunicado.

a iniciativa leva muitos os visitantes rumo à Cortelha. Concretizado desde 2004, o este presépio nasceu no âmbito do Concurso de presépios das aldeias do algarve, uma iniciativa da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do algarve, onde alcançou o primeiro lugar.