Cidadãos envolvidos em ação de limpeza de praia vão receber uma «formação sobre a problemática do lixo marinho», onde será explicada a forma como estes resí­duos chegam até aos areais
Cidadãos envolvidos em ação de limpeza de praia vão receber uma «formação sobre a problemática do lixo marinho», onde será explicada a forma como estes resí­duos chegam até aos areaisDepois de Viana do Castelo, da Ilha de São Miguel, Setúbal, Óbidos e Grândola, é a vez de Faro receber uma ação de limpeza de parte do seu areal, nesta quinta-feira, 7 de novembro, no âmbito do programa Mares circulares. a limpeza da Praia de Faro é aberta à participação de qualquer pessoa e vai contar com o contributo da Escola Profissional Dom Francisco Gomes d”avelar, da Escola de Hotelaria e Turismo de Faro e da Universidade do algarve para a Terceira Idade.

além da recolha de lixo, a iniciativa é uma ocasião para a sensibilização do público para questões ambientais. Segundo os organizadores do evento, as instituições participantes na limpeza de Faro recebem formação sobre a problemática do lixo marinho e como ele chega às praias, a importância da reciclagem e da separação correta de resíduos, a necessidade do consumo responsável e do investimento na economia circular.

a ação de sensibilização ambiental e a coordenação da ação de limpeza em Faro estão ao encargo da LPN – Liga para a Proteção da Natureza, uma Organização Não Governamental (ONG) que é parceira do projeto Mares circulares em território português. a iniciativa conta com o apoio da Câmara Municipal de Faro e da Universidade do algarve.

Depois da zona balnear de Faro, estão ainda previstas ações de limpeza de praia e de sensibilização ambiental na Praia da Ponta dos Corvos (Seixal), Porto Santo (arquipélago da Madeira), Praia do aterro (Matosinhos), Praia dos Salgueiros (Gaia) e São Jacinto (aveiro).