O objetivo é celebrar o encontro entre São Francisco de assis e o sultão do Egito, ocorrido há oito séculos, com o objetivo de levar a paz aos dois universos
O objetivo é celebrar o encontro entre São Francisco de assis e o sultão do Egito, ocorrido há oito séculos, com o objetivo de levar a paz aos dois universosFrei Marcelo Cichinelli, da instituição Custódia da Terra Santa, Klalid Sacoor Jamal, da Comunidade Islâmica de Lisboa, e Juan Francisco, da Universidade Católica Portuguesa, vão juntar-se na próxima sexta-feira, 25 de outubro, no Centro Cultural Franciscano, em Lisboa, a partir das 21h00.
Os três responsáveis serão os oradores de um colóquio dedicado ao encontro entre São Francisco de assis e o Sultão do Egito. a iniciativa vai decorrer com o mote São Francisco e o Sultão do Egito – Um encontro com 800 anos de história.
Os promotores do encontro explicam que há oito séculos, em 1219, a cristandade e o Islão estavam envolvidos numa das mais sangrentas guerras das Cruzadas. Perante este cenário, Francisco de assis deslocou-se ao Médio Oriente com o objetivo de traçar uma alternativa que superasse o terror que predominava entre o mundo cristão e islâmico.
O objetivo de Francisco de assis era aproximar estes dois universos crentes, uma vez que a guerra e as sucessivas Cruzadas tinham impossibilitado todas as mediações. São Francisco deslocou-se então até cidade egípcia de Damietta, onde se encontrou com o sultão al-Malik al-Kamil.