Em homenagem ao pacifista indiano Mahatma Gandhi, o secretário-geral da ONU pede à população mundial para acabar com as diferenças e «construir um melhor futuro»
Em homenagem ao pacifista indiano Mahatma Gandhi, o secretário-geral da ONU pede à população mundial para acabar com as diferenças e «construir um melhor futuro»O Dia Internacional da Não-Violência é comemorado esta quarta-feira, 2 de outubro. Numa mensagem destinada a assinalar a data, antónio Guterres, secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU), refere que a violência assume diversas formas atualmente, de que são exemplo os efeitos das alterações climáticas, a pobreza, a injustiça, as violações de direitos humanos e a brutalidade do discurso de ódio exercido sobre minorias.
a data escolhida para a celebração do Dia da Não-Violência foi baseada na data de nascimento que Mahatma Gandhi, que completaria hoje 150 anos de idade. Em homenagem ao líder indiano, antónio Guterres pede ao mundo que faça o que estiver ao seu alcance para eliminar as diferenças e construir um melhor futuro. Para o secretário-geral da ONU, o legado de Gandhi pode ser visto através do trabalho da organização relacionado com o entendimento mútuo, igualdade, desenvolvimento sustentável, promoção dos jovens e a resolução pacífica de diferenças.