agência das Nações Unidas dedicada à alimentação incentiva uma parceria com o Japão para melhorar a nutrição em países do continente africano
agência das Nações Unidas dedicada à alimentação incentiva uma parceria com o Japão para melhorar a nutrição em países do continente africanoEsforços que visem a melhoria dos níveis de nutrição no continente africano juntam chefes de Estado, ministros da agricultura e representantes do governo da Nova Parceira africana para o Desenvolvimento (NEPaD) e da Cooperação Internacional Japonesa (JICa), num encontro promovido pela Iniciativa para a Segurança alimentar e Nutricional em África (IFNa). O evento decorre em Tóquio, no Japão, com a participação de Qu Dongyu, diretor-geral da Organização das Nações Unidas para agricultura e alimentação (FaO).
O responsável considera que é necessário que África reforce a luta contra a fome, aproveitando a oportunidade de explorar o conhecimento das tecnologias inteligentes, a maquinaria agrícola e o marketing do Japão. Outros setores com potencial de colaboração entre as duas partes dizem respeito aos padrões de segurança alimentar e nutricionais orientais, assim como a cultura de dietas e de bens alimentos saudáveis.
O diretor-geral da FaO expressou o ser agradecimento pela colaboração frutífera entre a agência que dirige e o Japão em África. Tal cooperação levou ao desenvolvimento de cadeias de valor eficientes e inclusivas de arroz, a uma melhor medição da perda e desperdício de alimentos nas indústrias alimentícias e ao fortalecimento de pequenas e médias empresas, disse o responsável, citado pelos serviços de comunicação das Nações Unidas, na última terça-feira, 27 de agosto. De acordo com Qu Dongyu, a FaO tem continuado a contar com a generosidade do Japão para aumentar a melhoria da nutrição no continente africano.