Mais de duas dezenas de jovens portugueses percorreram ruas do norte de Portugal para apelar à doação de bens para Moçambique. a «generosidade» das pessoas foi «muita» e foi possível reunir «imenso material»
Mais de duas dezenas de jovens portugueses percorreram ruas do norte de Portugal para apelar à doação de bens para Moçambique. a «generosidade» das pessoas foi «muita» e foi possível reunir «imenso material»Vinte e três jovens portugueses cheios de esperança e motivação, angariaram, ao longo de uma semana vivida em Água Santas, imenso material para Moçambique, uma demonstração da crença dos mais novos, que acreditam que podem mudar o mundo ajudando quem mais precisa, conforme se pode ler na página de divulgação do projeto.
O material para fins solidário foi angariado porta-a-porta, graças à muita generosidade das pessoas, no âmbito do Campo de Trabalho Missionário (CTM), que decorreu de 4 a 11 de agosto, com a designação Tatende (Obrigado, em português). O encontro decorreu nas instalações dos Missionários da Consolata de Águas Santas, congregação que dinamizou a atividade.com o contributo de leigos, e sob o lema Uma nova esperança para Moçambique.
Os organizadores da iniciativa manifestam, através das redes sociais, o seu agradecimento a todos os jovens que participaram e levaram a missão de ajudar Moçambique com toda a garra e compromisso. Expressam também a sua gratidão aos animadores, que acompanharam e motivaram os jovens para esta entrega à missão, relembrando-os que Deus deve estar sempre no centro da ação.

Não ficam de fora dos agradecimentos a todas as pessoas que com generosidade receberam os jovens e contribuíram para a causa de Moçambique, assim como a todos os que continuam a apoiar este projeto, o qual já é um sucesso, garantem. ao longo de uma semana vivida no norte de Portugal, os participantes puderam escutar o testemunho dos seus animadores, de missionários, de religiosas e sacerdotes que falaram sobre as suas vocações e como a missão os preenche. Não pergunto quem quer ser milionário porque talvez respondessem todos “Eu”, mas pensem antes: quem quer ser missionário?, questionou um dos sacerdotes.

Não faltaram momentos de oração inspirados na atividade missionária, recordando-se o exemplo de Santa Teresa Benedita da Cruz, convertida ao catolicismo, e que viveu os seus últimos dias num campo de concentração sem nunca abdicar da sua fé. a iniciativa colocou os mais novos a partilhar os seus medos e inseguranças, junto da fogueira, onde se puderam viver momentos de profunda partilha e muita emotividade.
Do programa do Campo de Trabalho Missionário fez ainda parte a visualização de um filme que sensibilizou os mais novos para a superação das dificuldades, sejam elas físicas ou sociais, como o preconceito. O momento mostrou-nos que não nos devemos deixar vencer pelas dificuldades nem pelos preconceitos referem os mais novos. O entusiasmo e espírito de equipa marcaram toda uma semana repleta de amizade e solidariedade, uma experiência que marcará a vida de todos quantos se envolveram neste projeto.