Estudo da FaO mostra que o registo de alimentos ligados ao seu local de produção contribui para a criação de sistemas alimentares mais inclusivos
Estudo da FaO mostra que o registo de alimentos ligados ao seu local de produção contribui para a criação de sistemas alimentares mais inclusivosO Dia da Gastronomia Sustentável é comemorado esta terça-feira, 18 de junho. Numa mensagem para assinalar a data, os responsáveis pela Organização das Nações Unidas (ONU) salientam que a celebração deste dia é demonstrativa da necessidade de concentrar a atenção do mundo no papel que a gastronomia sustentável pode desempenhar.
De acordo com a ONU, a comemoração da data reafirma que todas as culturas e civilizações são cooperantes e facilitadoras cruciais do desenvolvimento sustentável. Os especialistas da organização defendem que quando os alimentos se encontram ligados ao seu local de origem causam benefícios económicos e sociais para as zonas rurais e fomentam o desenvolvimento sustentável.
O trabalho de investigação Fortalecimento de sistemas alimentares sustentáveis usando indicações geográficas, levado a cabo pela Organização das Nações Unidas para a agricultura e alimentação (FaO), mostrou que o registo de produtos ligados ao seu local de origem tem implicações muito mais profundas do que ganhos económicos.
Segundo as Nações Unidas, o trabalho dos produtores locais contribui para tornar os sistemas alimentares mais inclusivos e eficientes. O Dia da Gastronomia Sustentável foi instituído pela assembleia-geral das Nações Unidas em 2016, reconhecendo assim a gastronomia como uma manifestação cultural relacionada com a diversidade natural e cultural do planeta.