a obra é o resultado de uma homenagem e destaca a personalidade do sacerdote que desenvolveu esforços em prol de uma Igreja de «todos e para todos»
a obra é o resultado de uma homenagem e destaca a personalidade do sacerdote que desenvolveu esforços em prol de uma Igreja de «todos e para todos»antigos alunos de Manuel Moreira da Costa Santos, teólogo e professor na Universidade Católica Portuguesa (UCP), preparam-se para homenagear o antigo docente, através do lançamento do livro Igreja – Comunhão. a sessão de lançamento conta com entrada livre, e deverá realizar-se no próximo sábado, 11 de maio, no auditório Isidro Alves do Campus Camões da UCP Braga, a partir das 11h00.com 75 anos de idade, o sacerdote Costa Santos é natural de Ribeirão (Vila Nova de Famalicão), foi ordenado em Fátima aos 23 anos, e possui doutoramento em Teologia.
[Costa Santos] abriu uma nova página da Teologia, iniciando os cursos também a leigos, com a ousadia e a responsabilidade de tornar o Concílio Vaticano II nosso, de todos, para que o nosso tempo se abrisse ao laicado e a Igreja fosse de todos e para todos. Não só de uma elite, mas de todos, porque sacerdotes desde o batismo. O sacerdócio comum foi valorizado na escuta das traves mestras da fundação da Igreja, na ressurreição/pentecostes. Esta página era difícil de abrir, nos ambientes tradicionalistas do concílio. () Costa Santos abriu-a por todo o lado, desde Lisboa a Braga, ensinando e escrevendo, para tornar a Igreja viva, como convém, refere José Lima, sacerdote coordenador da obra.