Presença do Vaticano na Exposição Internacional de Horticultura, em Pequim, será uma ocasião para recordar as palavras do Papa Francisco na encí­clica «Laudato si»
Presença do Vaticano na Exposição Internacional de Horticultura, em Pequim, será uma ocasião para recordar as palavras do Papa Francisco na encí­clica «Laudato si» a Exposição Internacional de Horticultura que irá decorrer em Pequim, na China, entre os próximos dias 28 de abril e 7 de outubro, contará com um pavilhão do Vaticano, onde os participantes poderão conhecer um herbário e um livro dedicado às propriedades medicinais de ervas e plantas, pertencentes à Biblioteca apostólica da Santa Sé.
O Vaticano estará representado sob o lema Casa dos corações, e vai procurar dar destaque às palavras do Papa Francisco na encíclica Laudato si. O pavilhão do Vaticano abrirá ao público a 29 de abril, estando previsto para 14 de setembro o Dia Internacional da Santa Sé. O herbário selecionado para a exposição apresenta 224 páginas, e foi elaborado para se tornar num meio de trabalho no âmbito médico e farmacológico.
Outra obra que estará em exposição revela uma recolha de manuscritos com desenhos da obra De materia medica, de Dioscórides, considerado o pai da farmacologia. Do pavilhão fará ainda parte a reprodução da pintura adão e Eva no paraíso terrestre, de Peter Wenzel, conservada nos Museus do Vaticano.
O pavilhão do Vaticano conta ainda com tecnologias inovadoras, havendo espaço para uma estufa, aludindo assim à passagem bíblica referente à criação – Faça-se luz. Da mostra faz também parte um relevo em bronze da praça de São Pedro e uma escultura de uma oliveira. Entre as personalidades e instituições que colaboraram no pavilhão da Santa Sé está o arcebispo português José Tolentino Mendonça, responsável pela Biblioteca apostólica, bem como a Fundação Ilídio Pinho, sediada no Porto.