administrador do Santuário de Fátima presente em encontro anual em Roma revela que Itália continua a ser o país com maiores solicitações para envio de imagens peregrinas
administrador do Santuário de Fátima presente em encontro anual em Roma revela que Itália continua a ser o país com maiores solicitações para envio de imagens peregrinas Itália continua a ser o país que mais pede a presença de imagens peregrinas de Fátima, existindo naquele Estado, nomeadamente no norte e centro, uma grande devoção a Nossa Senhora de Fátima. Nesse sentido, Itália continua a ser, a nível europeu, uma referência para os responsáveis pelo Santuário de Fátima, motivo pela qual estes se encontram atualmente a participar na reunião anual do Coordinamento Nazionale Pellegrinaggi Italiani (CNPI), que decorre em Roma.
Segundo Miguel Sottomayor, sacerdote e administrador do Santuário de Fátima presente nesta iniciativa, Itália mantém-se como o segundo país estrangeiro a enviar mais peregrinos de forma organizada à Cova da Iria. Só no último ano, rumaram a Fátima 316 grupos oriundos de Itália, envolvendo 11. 466 fiéis, apontou o responsável, na última terça-feira, 22 de janeiro, de acordo com os serviços de comunicação do templo da Cova da Iria.
O encontro anual do Coordinamento Nazionale Pellegrinaggi Italiani é uma ocasião para a apresentação das principais linhas de atuação para o ano pastoral em curso, que decorre sob o lema Dar graças por peregrinar em Igreja. Neste caminho da Igreja, pretende-se apresentar as aparições de Fátima como consolo que Deus oferece aos membros do seu povo peregrino; como auxílio para o caminho, explicou Miguel Sottomayor, adiantando que o atual ano pastoral será uma ocasião para refletir sobre o santuário como meta de peregrinação e lugar de forte experiência de Igreja. Para o responsável, é de salientar as iniciativas a decorrer neste ano pastoral, de que são exemplo os itinerários de espiritualidade e oficinas pastorais da Escola do Santuário. Miguel Sottomayor deu ainda destaque às comemorações associadas ao aniversário da morte do Santo Francisco Marto e aos 100 anos da construção da Capelinha das aparições, um aniversário especialmente assinalado através de uma exposição atualmente patente no Santuário de Fátima.