Evento internacional convida à paz, à amizade e à compreensão. Desde a prova inaugural, em 1987, a iniciativa fez com que se percorressem o «equivalente a mais de 14 voltas à volta da circunferência da terra»
Evento internacional convida à paz, à amizade e à compreensão. Desde a prova inaugural, em 1987, a iniciativa fez com que se percorressem o «equivalente a mais de 14 voltas à volta da circunferência da terra»Depois de 24 mil quilómetros e da passagem pelos cinco continentes, a tocha da paz chegou a Lisboa esta semana. a passagem por 49 países teve início em Sófia, na Bulgária, a 27 de fevereiro, e, pela primeira vez, chegou ao fim na capital portuguesa onde foi recebida por Duarte Cordeiro, vice-presidente da Câmara Municipal de Lisboa.
Segundo o responsável, esta é uma forma de Lisboa se associar à “Peace run” (Corrida da paz, em português) e aos valores que ela defende, uma vez que esses são também os valores da cidade: a paz, a amizade e a compreensão internacionais.
Na simbólica receção aos atletas, acompanhados em parte do percurso pelos soldados da paz do Regimento Sapadores Bombeiros, Duarte Cordeiro realçou o facto da tocha da paz ter chegado aos Paços do Concelho pelas mãos de Inês Henriques e Jorge Pina, ambos atletas, que constituem a personificação de valores éticos e de sonhos que são transformados em realidade através do esforço e da dedicação, através do desporto.
Coube também ao edil transportar a tocha da paz alguns metros, levando os atletas ao Intendente, última etapa do trajeto. a Peace run é uma iniciativa humanitária de dimensão global, que teve a sua primeira edição em 1987. Também conhecida como Sri Chinmoy Oneness-Home Peace Run, a corrida já passou por mais de 150 países, reunindo milhões de participantes.
De acordo com os serviços de comunicação do município de Lisboa, esta iniciativa já fez com que se percorressem aproximadamente 500 mil quilómetros, o que equivale a mais de 14 voltas à volta da circunferência da terra. a tocha da paz foi recebida em Lisboa na manhã da última segunda-feira, 8 de outubro.