a «Campanha da fraternidade 2018» é uma ocasião para tecer uma análise relacionada com a superação da violência e reunir fundos para projetos dedicados a esta problemática
a «Campanha da fraternidade 2018» é uma ocasião para tecer uma análise relacionada com a superação da violência e reunir fundos para projetos dedicados a esta problemática a preocupação com a violência existente no Brasil motivou os bispos católicos do país a colocarem esta problemática no centro da Campanha da fraternidade 2018, uma iniciativa que promovem anualmente em todo o território brasileiro durante as semanas que antecedem a celebração da Páscoa. a Igreja [Católica] precisava de fazer algo pela diminuição da violência, enunciou Leonardo Steiner, secretário-geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), adiantando que a campanha foi delineada para mostrar a raiz da violência.

O responsável explica que a problemática em que se funda a campanha é uma realidade brasileira em conflito, e que todos os anos morrem quase 60 mil cidadãos brasileiros devido à violência existente em todos os setores da sociedade. O problema ganhou ainda uma maior dimensão nos últimos dias, devido ao assassinato de Marielle Franco, vereadora do Rio de Janeiro.

Nós todos experimentamos no Brasil a violência na nossa pele. Nunca conseguiremos superar a violência sem buscarmos uma nova cordialidade. Se não soubermos perdoar não vamos superar a violência, demonstrou Leonardo Steiner, em declarações à agência Ecclesia. O responsável recorda as palavras de Francisco em relação ao problema. Não podemos combater a violência, mas superar a violência porque não se combate a força com força, como insiste o Santo Padre, salientou Leonardo Steiner.

além da sensibilização para o problema a violência, a Campanha da fraternidade 2018 é uma ocasião para angariar verbas para iniciativas que contribuam para a superação desta prática. além desta campanha, realizada em período quaresmal, a CNBB promove também, todos os anos, a Campanha para a Evangelização, durante o tempo litúrgico de preparação para o Natal, conhecido como advento.