Responsáveis da ONU querem desenvolver uma «experiência-piloto» em vários países africanos para «abordar a raiz da insegurança alimentar» no continente
Responsáveis da ONU querem desenvolver uma «experiência-piloto» em vários países africanos para «abordar a raiz da insegurança alimentar» no continenteDepois de uma visita de quatro dias à Etiópia, José Graziano da Silva, diretor-geral da Organização das Nações Unidas para agricultura e alimentação (FaO), Gilbert Houngbo, presidente do Fundo Internacional para o Desenvolvimento agrícola (Fida), e David Beasley, diretor-executivo do Programa Mundial de alimentação (PMa), desejam desenvolver um novo projeto no continente africano.

Vários países, ainda não revelados, serão alvo dessa experiência-piloto que deverá abordar a raiz da insegurança alimentar em África. Para já, os responsáveis pelas três agências da Organização das Nações Unidas (ONU) pedem mais investimentos em ações de longo prazo que contribuam para atenuar os efeitos da seca e dos choques climatéricos.

a visita à Etiópia aumenta a minha preocupação com a relação entre o conflito, as alterações climáticas e a segurança alimentar no continente, disse o diretor-geral da FaO. Os conflitos existentes alarmam também o diretor-executivo do PMa. as guerras e conflitos causados pelo homem limitam os ganhos para se chegar à fome zero até 2030, com 80 por cento dos fundos usados em zonas de guerra, dispersando-os do desenvolvimento sustentável.

Por sua vez, o presidente do Fida acredita que a viagem a África será uma mais-valia para o futuro. a visita ajudou a discutir e a encontrar formas de abordar a insegurança alimentar e os problemas de conflito no continente, disse o responsável, citado pela Rádio ONU. Os responsáveis da ONU estiveram na Etiópia durante três dias, numa visita que terminou no início desta semana.