Profissionais de saúde estão a criar postos de saúde numa tentativa de travar os surtos de cólera e de sarampo no Sudão do Sul
Profissionais de saúde estão a criar postos de saúde numa tentativa de travar os surtos de cólera e de sarampo no Sudão do SulQuase seis milhões de pessoas precisam de assistência humanitária no Sudão do Sul. Muitas delas devido à propagação de graves epidemias, como o sarampo e a cólera. Em apenas seis dias do último mês, 254 pessoas adoeceram e dez morreram na região de Tonj East.

as epidemias tiveram origem num acampamento de nómadas, onde a falta de cuidados de higiene e de fornecimento de água torna contribuem para a propagação de doenças e dificultam o seu combate.

ao lado do Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), da Organização Mundial da Saúde (OMS) e do Ministério da Saúde Sul-sudanês, tentamos proteger e curar a população de Tonj, lê-se numa nota do Comité de Colaboração Médica (CCM) enviada à agência Fides.
No terreno, os profissionais de saúde mobilizam esforços para ajudar a população. Constituímos um grupo de trabalho, criámos quatro postos de saúde e ativámos os nossos agentes na comunidade para informarem as pessoas nos acampamentos. O CCM está também a reforçar os hospitais e sua ligação aos postos de saúde e aos medicamentos.