Raparigas mexicanas com idades compreendidas entre os 12 e 17 anos coabitam com «homens muito mais idosos do que elas», revelam investigadores
Raparigas mexicanas com idades compreendidas entre os 12 e 17 anos coabitam com «homens muito mais idosos do que elas», revelam investigadores Milhares de adolescentes mexicanas são obrigadas a casarem-se com homens muito mais idosos do que elas, e 81 por cento desses casamentos não são legalmente reconhecidos, revela o relatório “Investigación en Salud y Demografia” (Insad).

Segundo os investigadores responsáveis pelo trabalho, estima-se que em 320 mil raparigas menores, com idades compreendidas entre os 12 e 17 anos, 70 por cento vivam com um parceiro pelo menos 11 anos mais velho.

Para elaborarem este documento, os investigadores recorreram a um recenseamento nacional sobre as famílias realizado em 2015, tendo em consideração jovens de várias idades que vivem com parceiros mais velhos.

De acordo com os responsáveis pela organização não governamental “Girls not brides”, o México é o oitavo país do mundo onde esta problemática mais se manifesta. Dez por cento das menores mexicanas são obrigadas a casarem-se precocemente.