é feito pelas mãos do padre armando Vieira e vai já no décimo ano, sempre aumentado, este presépio.
é feito pelas mãos do padre armando Vieira e vai já no décimo ano, sempre aumentado, este presépio. é um presépio feito por um sacerdote, na sua própria casa e que permite a visita de quantos o queiram ver. Já lá vão dez anos que armando Vieira, 72 anos, residente em Espite ” concelho de Ourém e pároco do Paço ” concelho de Torres Novas possui um presépio animado que ele construiu na sala de casa.
“Sempre fui um grande devoto do presépio e é com ele que me sinto a viver bem o Natal”, explica o sacerdote salientando que já teve outros presépios animados nas paróquias onde tem trabalhado mas “nunca tive nenhum tão grande e mecanizado como este”.
Tudo começou em 1996. Saiu da Golegã, concelho de Torres Novas, instalou-se em Espite e iniciou a construção deste presépio que, foi ganhando outras dimensões ao longo dos anos.
São centenas de peças que constituem este presépio, com destaque particular para figuras que trouxe da China, do Museu de Terracota.
Entre elas contam-se as figuras do presépio, um lado artificial, estradas, figuras, automóveis, casario, onde o antigo e o moderno coabitam.
Com este presépio, pretende o padre armando Vieira que “todos quantos o visitam recordam e vivam a mensagem do Natal”.
Este sacerdote adianta ainda que, foi nos serões que o fez, renovou e conservou. No primeiro ano em que o presépio esteve patente, pela curiosidade, muitas crianças espreitavam-no pela janela, quando o sacerdote não estava presente para lho mostrar.