a situação de pobreza em que vivem muitos europeus motivou um grupo de bispos a propor medidas de combate ao problema
a situação de pobreza em que vivem muitos europeus motivou um grupo de bispos a propor medidas de combate ao problemaNum documento dirigido à União Europeia e aos seus Estados-membros, os elementos da Comissão dos Episcopados Católicos da União Europeia (COMECE) propõem aos responsáveis comunitários medidas para combater o risco de pobreza na Europa.
Os bispos católicos pedem políticas que equilibrem novamente a balança entre os interesses económicos e os direitos sociais das pessoas, destacam a importância da UE criar mecanismos financeiros e fiscais mais justos e adequados ao contexto das pessoas de forma a combater as crescentes desigualdades e as causas estruturais da pobreza.
além disso, os prelados alertam, segundo a agência Ecclesia, para a necessidade de mais políticas centradas na família e para a urgência de reforçar a legislação laboral de forma a que a tirania do lucro não prevaleça em relação aos direitos humanos.
No final do documento, os bispos desafiam a UE a um diálogo permanente com todos os atores relevantes que possam contribuir para a mudança do paradigma social na Europa. Um diálogo que envolva também a Igreja Católica e as suas instituições e que dê prioridade aos mais pobres, finalizam. Portugal está representado na COMECE através de Manuel Clemente, cardeal-patriarca de Lisboa e presidente da Conferência Episcopal Portuguesa (CEP).