as Misericórdias Portuguesas vão realizar debates «com uma forte componente prática», em vários pontos de Portugal, com vista à melhoria da qualidade de vida das comunidades
as Misericórdias Portuguesas vão realizar debates «com uma forte componente prática», em vários pontos de Portugal, com vista à melhoria da qualidade de vida das comunidadesOs responsáveis pela associação União das Misericórdias Portuguesas (UMP) organizam debates temáticos esta quinta-feira, 24 de novembro, e sexta-feira, dia 25, na Santa Casa da Misericórdia de Vila Verde, para aprofundar as boas-práticas que contribuem para melhorar as suas respostas sociais junto da população e que levem ao desenvolvimento das instituições dedicadas à promoção da economia social.
Depois de Vila Verde, os debates, com uma forte componente prática, serão realizados de norte a sul do país. Os workshops destinam-se, sobretudo, a dirigentes e técnicos das Misericórdias. No decorrer da atividade serão abordados assuntos como o papel das Misericórdias no relacionamento com a Segurança Social e a Saúde, as comparticipações familiares nas diferentes respostas sociais, o comportamento comunicacional com utentes, familiares e atores sociais, entre outros, informam os responsáveis pela iniciativa, em comunicado.
Manuel de Lemos, presidente da UMP, acredita que o desenvolvimento deste projeto, vai contribuir para a melhoria do modelo de atuação das Misericórdias, e permitir afirmar ainda mais a imprescindibilidade da nossa ação na sociedade portuguesa.
Criada em 1976, a UMP promove a economia social, participando ativamente na definição de políticas públicas sociais que assegurem respostas sociais e de saúde que contribuam para o desenvolvimento de uma rede de apoio para o bem-estar das comunidades. Os debates agendados decorrem no âmbito da candidatura ao acordo “Portugal 2020”.