Iniciativa portuguesa pretende levar as crianças a influenciarem os pais a fazerem uma alimentação saudável
Iniciativa portuguesa pretende levar as crianças a influenciarem os pais a fazerem uma alimentação saudávelO “Minuto azul – healthy food on the radio” é uma iniciativa nacional de prevenção da obesidade infantil, que vai começar na próxima segunda-feira, 17 de outubro. O objetivo é mobilizar através da informação e da comunicação as crianças, de forma simples e curta, para depois “picarem o miolo” aos pais para comprarem alimentos mais saudáveis, explicou Isabel de Santiago, coordenadora do projeto.
Segundo a responsável, esta é uma forma das crianças chegarem até aos pais para a prática de uma alimentação saudável. O projeto inicia no concelho de Viseu, onde existe a maior prevalência de obesidade infantil ou excesso de peso em Portugal, tendo como público-alvo 3. 405 crianças do ensino básico, envolvendo 225 professores de cinco agrupamentos, num total de 124 turmas.
Teremos um programa de rádio na TSF onde, ao longo de três meses, serão divulgadas 65 mensagens chave sobre alimentação saudável, com vista à prevenção da obesidade, revelou Isabel de Santiago, citada pela agência Lusa. as mensagens vão depois dar origem a um livro. a iniciativa está já em negociações e poderá chegar à Madeira, Porto e Lisboa.
O projeto “Minuto azul” é desenvolvido pelo Instituto de Medicina Preventiva e Saúde Pública da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa, em parceria com o Município de Viseu, e conta com o apoio institucional dos Ministérios da Saúde e da agricultura, Florestas e Desenvolvimento Rural e da Organização Mundial de Saúde.