Projeto de produção de sabão artesanal encontra-se em expansão em angola e está a fazer com que mulheres rurais consigam sustentar-se e ainda criar postos de trabalho
Projeto de produção de sabão artesanal encontra-se em expansão em angola e está a fazer com que mulheres rurais consigam sustentar-se e ainda criar postos de trabalhoMais de 25 mil mulheres angolanas estão envolvidas na produção de sabão artesanal, no âmbito do projeto Novo Rumo, promovido pelo Ministério do ambiente, em parceria com a Organização da Mulher angolana (OMa).
Joana Bernardo, coordenadora do projeto, destaca o sucesso da iniciativa, tendo em consideração a sua expansão, o número de pessoas interessadas e os benefícios para as mulheres participantes e suas famílias.
Em fase de implementação desde 2014, o projeto Novo Rumo já permitiu a reutilização de mais de 400 litros de óleo de frituras, substância utilizada para a produção do sabão, e recolhida em estabelecimentos como bares, restaurantes ou hotéis.
Em cada 20 litros de óleo de frituras é possível produzir entre 95 a 100 cubos de sabão, exemplificou Joana Bernardo, em declarações à agência angola Press. Segundo a responsável, muitas das participantes já vivem deste negócio, além de estarem a gerar postos de trabalho.
O projeto Novo Rumo deverá envolver um total de 500 mil mulheres das zonas rurais. a iniciativa insere-se num programa de combate à fome e à pobreza, e está a contribuir para a integração das mulheres rurais em ações ambientais, a promover o empreendedorismo, e a criar cooperativas ambientais nas 18 províncias de angola.