Monumento de referência do Santuário da Cova da Iria encerrado há ano e meio para obras de limpeza e restauro deverá reabrir no início de 2016
Monumento de referência do Santuário da Cova da Iria encerrado há ano e meio para obras de limpeza e restauro deverá reabrir no início de 2016 a Basílica de Nossa Senhora do Rosário, no Santuário de Fátima, deverá reabrir em janeiro do próximo ano, após ter estado encerrada um ano e meio devido a obras. Os trabalhos efetuados foram sobretudo de caráter conservativo e de limpeza, mas aproveitou-se a ocasião para realizar outras intervenções ao nível da iluminação e do som.
as obras na basílica incluíram também o restauro do grande órgão com cerca de 12 mil tubos. a previsão é a de que os trabalhos se prolonguem até dezembro e que a reabertura se faça em janeiro, já que se estão a realizar os trabalhos conclusivos da intervenção, disse à comunicação social Carlos Cabecinhas, sacerdote e reitor do Santuário de Fátima.
O projeto desta basílica, cuja sagração teve lugar a 7 de outubro de 1953, foi concebido pelo arquiteto holandês Gerard Van Kriechen e continuado pelo arquiteto João antunes. a utilização do edifício ao longo de várias décadas conduziu ao escurecimento das superfícies e ao desgaste de alguns materiais, daí os responsáveis pelo Santuário de Fátima sentirem a necessidade de apostar na melhoria do espaço.