Obra da artista Emí­lia Nadal relativa ao Natal está exposta na basílica da Santíssima Trindade para ajudar os peregrinos a viverem esta época
Obra da artista Emí­lia Nadal relativa ao Natal está exposta na basílica da Santíssima Trindade para ajudar os peregrinos a viverem esta épocaDurante o tempo do advento, os peregrinos que entrarem na Basílica da Santíssima Trindade pela porta principal vão poder encontrar uma intervenção artística que pretende motivar uma reflexão sobre o sentimento de expectativa que a Igreja vive no tempo que precede a celebração do Natal.

Com o nome Sinais do Presépio, a obra apresenta as cores do advento e leva o observador a iniciar o exercício de completar () um presépio em construção. Na instalação de Emília Nadal, a manjedoura fala da humanidade de Deus [e] aparece guardada por figuras de anjos que, com gesto assertivo, impõem o silêncio que o mistério exige, lê-se numa nota do Santuário de Fátima.

a obra Sinais do Presépio data de 2000, já esteve exposta no Centro Cultural de Belém (CCB), em Lisboa, e na Casa do Poço, em Lamego. Desde agosto de 2015, a peça pertence ao espólio do Museu do Santuário de Fátima, altura em que foi oferecida ao local de culto da Cova da Iria pela autora.