Refugiados vão disputar uma partida de futebol no Estádio Maracanã. O objetivo do jogo é facilitar a inclusão dos deslocados no Brasil e combater preconceitos
Refugiados vão disputar uma partida de futebol no Estádio Maracanã. O objetivo do jogo é facilitar a inclusão dos deslocados no Brasil e combater preconceitosO Estádio Maracanã, no Rio de Janeiro (Brasil), recebe o projeto Futebol das Nações: mudando as regras para mudar o mundo esta terça-feira, 25 de agosto. a iniciativa é uma parceria do Maracanã e da Cáritas Rio, com apoio da agência das Nações Unidas para os Refugiados (aCNUR) e da ONU Mulheres.
através deste evento, os seus promotores pretendem promover a integração dos refugiados no Brasil e proporcionar um espaço para o debate sobre a inclusão dessas pessoas na sociedade, preconceito e mercado de trabalho. além disso, a aCNUR quer discutir a igualdade de género, violência contra mulheres e o ensino do português.
após a cerimónia de abertura, os refugiados vão disputar uma partida de Futebol3. a metodologia foi desenvolvida pela ONG streetfootballword e prevê o uso do futebol como instrumento de transformação. além do jogo, os participantes conversam e definem as regras da partida e no final reúnem-se para discutir o que aconteceu em campo. Segundo o aCNUR, é nesse momento que se trabalham as diferenças, as expetativas e os sentimentos.
além dos refugiados, participam no evento o presidente do Maracanã, Sinval andrade, o diretor executivo da Cáritas arquidiocesana do Rio de Janeiro, Cândido Feliciano, o representante do escritório do alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados no Brasil, andrés Ramirez, e a consultora sénior da ONU Mulheres Brasil, Júnia Puglia.