José Ornelas Carvalho, antigo superior geral dos Dehonianos, é o novo bispo da diocese de Setúbal. O prelado eleito pelo Papa sucede a Gilberto Reis
José Ornelas Carvalho, antigo superior geral dos Dehonianos, é o novo bispo da diocese de Setúbal. O prelado eleito pelo Papa sucede a Gilberto ReisO Papa Francisco nomeou um novo bispo para diocese de Setúbal esta segunda-feira, 24 de agosto. Será José Ornelas Carvalho, antigo superior geral dos Dehonianos, de 61 anos, a suceder a Gilberto Reis, depois deste ter renunciado por motivos de idade. O anúncio foi feito pela Nunciatura apostólica (embaixada da Santa Sé) em Lisboa, à agência Ecclesia. a ordenação episcopal e a tomada de posse do novo bispo estão marcadas para o dia 25 de outubro (domingo). até essa data, o governo da diocese continua entregue a Gilberto dos Reis, agora administrador apostólico.
José Ornelas Carvalho tinha sido designado, a seu pedido, para uma missão em África, como explica na sua primeira mensagem à diocese de Setúbal. O Papa Francisco, que tive ocasião de encontrar pessoalmente, mudou estes planos. Quando me deu a alegria de encontrá-lo, disse-me: “Não te imponho, mas peço-te que vás como bispo para Setúbal mas irás como missionário a Europa tem necessidade de redescobrir a sua dimensão missionária”. E aqui estou, para assumir convosco esta missão eclesial, escreve.
O bispo eleito nasceu a 5 de janeiro de 1954, no Porto da Cruz (Madeira). Especialista em Ciências Bíblicas, com o grau de doutor em Teologia Bíblica pela Universidade Católica Portuguesa, foi docente desta instituição vários anos. Gilberto Reis, bispo de Setúbal desde 1998, completou 75 anos de idade a 27 de maio e, de acordo com o Direito Canónico, apresentou ao Santo Padre a renúncia ao serviço episcopal, que o Papa aceitou esta segunda-feira, ao nomear o seu sucessor.