O triplo aniversário da comunidade de Taizé vai reunir milhares de jovens de todo o mundo, que vão mostrar «a sua visão da solidariedade»
O triplo aniversário da comunidade de Taizé vai reunir milhares de jovens de todo o mundo, que vão mostrar «a sua visão da solidariedade»São esperados entre seis e sete mil jovens em Taizé (França) para as celebrações de 16 de agosto, data em que se assinalam os 100 anos do nascimento do irmão Roger (fundador da comunidade ecuménica), dez anos da sua morte e 75 anos da fundação da comunidade.

Neste dia, às 16h00, vai realizar-se uma oração em memória do irmão Roger, que reunirá uma centena de responsáveis de Igrejas, católicos, ortodoxos, protestantes e evangélicos, representantes de outras religiões e milhares de jovens de todos os continentes. Manuel Clemente, cardeal-patriarca de Lisboa e presidente da Conferência Episcopal Portuguesa, estará presente na celebração.

Nos dias anteriores a esta cerimónia, de 9 a 16 de agosto, terá lugar um encontro de jovens por uma nova solidariedade, com um programa especial: cada dia, cerca de 20 pessoas convidadas para o efeito vão apresentar aos participantes, em ateliês temáticos, a sua visão da solidariedade, informam os responsáveis pela iniciativa, em comunicado.

Entre estes intervenientes encontram-se seis eurodeputados e os jornalistas antónio Marujo, João Miguel Tavares, Felipe Pinto e Mariana abranches. Pela primeira vez, todos os irmãos da comunidade que vivem em vários continentes vão regressar a Taizé ao mesmo tempo, de forma a que toda a comunidade fique reunida durante alguns dias.