a Igreja Católica pretende reforçar a qualidade da assistência espiritual e religiosa aos doentes com mais formação e apostando nas novas tecnologias
a Igreja Católica pretende reforçar a qualidade da assistência espiritual e religiosa aos doentes com mais formação e apostando nas novas tecnologiasReforçar a qualidade da assistência espiritual e religiosa aos doentes. É este o objetivo da Coordenação Nacional das Capelanias Hospitalares (CNCH) e dos respetivos responsáveis de cada diocese. Numa nota enviada à agência Ecclesia, o organismo destaca a necessidade deste serviço se afirmar como parte essencial de um projeto de assistência integral à pessoa doente.
Manuel Linda, bispo que integra a Comissão Episcopal da Pastoral Social, sublinhou durante um encontro a importância da presença da Igreja, no meio hospitalar, estar devidamente organizada, tendo mais especialmente em conta aqueles que fazem de forma mais próxima a experiência da doença e do sofrimento.
O CNCH apresentou em Fátima uma plataforma informática, que em breve irá estar online, e que permitirá aos capelães hospitalares agilizar a sua intervenção, gerir informação e potenciar as evidências dos seus atos. Esta ferramenta será também usada para a disponibilização de conteúdos formativos e de literatura pertinente neste campo da Pastoral da Saúde.
Recentemente, a CNHC publicou o livro a Igreja no Serviço à Saúde – Linhas de orientação Pastoral para a assistência Espiritual e Religiosa Católica, da autoria do sacerdote Fernando Sampaio. Está também em andamento a constituição da associação Portuguesa de Capelães e assistentes Espirituais e Religiosos Hospitalares, que deverá ter órgãos sociais eleitos a partir do próximo mês de dezembro.