Organização paquistanesa cria escolas em zonas do país onde a maior parte da população residente vive da mendicidade. O objetivo é aproximar as crianças da escola
Organização paquistanesa cria escolas em zonas do país onde a maior parte da população residente vive da mendicidade. O objetivo é aproximar as crianças da escolaNum país como o Paquistão, onde milhares de crianças em idade escolar vivem e trabalham na rua para ajudar as suas famílias pobres, a organização não governamental The Citizen Foundation (CTF) criou mais uma escola para aproximar os mais novos dos livros. O mais recente estabelecimento de ensino está localizado no campus Behram Rustomji, na vila de Pipri, onde mais de 95 por cento das cerca de 1. 000 famílias vivem da mendicidade.

Criada em 1995, a CTF dirige neste momento 1. 060 centros educacionais em todo o país, acolhendo as crianças das comunidades mais marginalizadas. O objetivo é combater a pobreza e o analfabetismo, vistos como os maiores obstáculos para o desenvolvimento do Paquistão.

atualmente, calcula-se que mais de seis milhões e meio de crianças não frequentam a escola, sendo que 62 por cento, a maior parte, são raparigas. Dos cerca de 21,4 milhões em idade escolar inscritos nas escolas, apenas 66 por cento deverá permanecer até o último, enquanto 33,2 por cento abandonará os estudos antes de completar o nível primário.

O problema torna-se ainda mais complicado para as crianças de rua, que para poderem ajudar as suas famílias são obrigadas a mendigar. De acordo com as estimativas da Sociedade para a Tutela dos Direitos da Infância, cerca de um milhão e meio de menores vivem e mendigam pelas ruas do país.