a Organização das Nações Unidas (ONU) nasceu oficialmente a 24 de Outubro 1945, dia em que a maioria dos seus 51 membros fundadores ratificou a sua Carta de fundação.
a Organização das Nações Unidas (ONU) nasceu oficialmente a 24 de Outubro 1945, dia em que a maioria dos seus 51 membros fundadores ratificou a sua Carta de fundação. actualmente este dia é celebrado anualmente em todo o mundo como o Dia das Nações Unidas. Em 2005 celebramos os 60 anos da fundação desta organização.
O objectivo da ONU é unir todas as nações do mundo em prol da paz e do desenvolvimento, com base nos princípios de justiça, dignidade humana e bem-estar de todos. Dá aos países a oportunidade de tomar em consideração a interdependência mundial e os interesses nacionais na busca de soluções para os problemas internacionais.
actualmente a ONU é composta por 191 estados membros. Reúnem-se na assembleia-Geral, que é muito parecida com um parlamento mundial. Cada país, grande ou pequeno, rico ou pobre, tem um único voto; contudo, as decisões tomadas pela assembleia não são vinculativas. No entanto, as decisões da assembleia tornam-se resoluções, que têm o peso da opinião da comunidade internacional.
a sede da ONU fica em Nova Iorque, nos Estados Unidos, mas o terreno e os urbanística são território internacional. a ONU tem a sua própria bandeira, correios e selos postais. São utilizadas seis línguas oficiais: Árabe, Chinês, Espanhol, Russo, Francês e Inglês – as duas últimas são consideradas línguas de trabalho. a sede da ONU na Europa fica em Genebra, Suíça.
O Secretariado das Nações Unidas é chefiado pelo Secretário-Geral, actualmente Kofi annan. O logótipo da ONU representa o mundo rodeado por ramos de oliveira, símbolo da paz.
Os objectivos da ONU:

  • Manter a paz em todo o mundo.
  • Fomentar relações amigáveis entre nações.
  • Trabalhar em conjunto para ajudar as pessoas a viverem melhor, eliminar a pobreza, a doença e o analfabetismo no mundo, acabar com a destruição do ambiente e incentivar o respeito pelos direitos e liberdades dos outros.
  • Ser um centro capaz de ajudar as nações a alcançar estes objectivos.

Os princípios da ONU:

  • Todos os Estados Membros gozam de igualdade soberana.
  • Todos os Estados Membros devem obedecer à Carta.
  • Os países devem tentar resolver as suas diferenças através de meios pacíficos.
  • Os países devem evitar utilizar a força ou ameaçar utilizar a força.
  • as Nações Unidas não podem interferir nas questões internas de um país.
  • Os países deverão tentar dar toda a assistência à Organização.