O Sumo Pontífice declarou o cardeal-patriarca de Lisboa como membro da Congregação para o Clero, assumindo assim novas funções no Vaticano
O Sumo Pontífice declarou o cardeal-patriarca de Lisboa como membro da Congregação para o Clero, assumindo assim novas funções no VaticanoFrancisco elegeu esta segunda-feira, 13 de abril, Manuel Clemente, cardeal-patriarca de Lisboa, como membro da Congregação para o Clero e do Conselho Pontifício para as Comunicações Sociais (Santa Sé), a que já pertencia. O Papa tornou públicas, esta manhã, as responsabilidades que conferiu aos vários cardeais que criou no consistório do último dia 14 de fevereiro, incluindo Manuel Clemente, nos vários organismos da Cúria Romana.
Com 66 anos de idade, Manuel Clemente foi nomeado patriarca de Lisboa pelo Santo Padre a 18 de maio de 2013, depois da resignação do cardeal José Policarpo. antes tinha sido bispo do Porto. Manuel Clemente ganhou o Prémio Pessoa 2009 e é autor de vários trabalhos sobre o catolicismo em Portugal a partir do Liberalismo.